O Corinthians comemora por já estar garantido na Taça Libertadores do ano que vem, meta que os clubes brasileiros vão ter que lutar para alcançar até dezembro, quando serão definidos os quatro mais bem colocados do Campeonato Brasileiro. Apenas o Cruzeiro tem chance de se garantir antes, caso seja campeão da atual edição, já que está na final contra o Estudiantes, da Argentina. O técnico Mano Menezes até enalteceu o que considera uma vantagem sobre os adversários.
- Outras equipes vão estar disputando (o Brasileiro) para adquirir essa condição (vaga na Libertadores). Nós já temos isso confirmado. Então, temos que aproveitar a vantagem de seis meses para planejar melhor o que vai acontecer - avaliou Mano Menezes ao comentar os planos para o Corinthians na competição continental.
Mas o histórico dos campeões da Copa do Brasil na Libertadores não é muito favorável. Nos últimos anos, apenas o Fluminense fez uma boa campanha - chegou à final em 2008, mas perdeu para a LDU, do Equador.
Depois que o regulamento da Copa do Brasil passou a proibir a participação de equipes que disputavam paralelamente a Libertadores, além do clube carioca, somente o Grêmio passou das oitavas de final, e mesmo assim acabou eliminado já nas quartas – o que seria considerado trágico para o torcedor do Corinthians.
Entre os campeões da Copa do Brasil, as lembranças positivas para Mano Menezes são de mais de dez anos, quando o maior rival do Corinthians, o Palmeiras, se sagrou campeão da Libertadores. Em 1997 e em 1995, Cruzeiro e Grêmio, respectivamente, também conquistaram a América depois de ganharem uma Copa do Brasil.
Veja abaixo o desempenho dos campeões da Copa do Brasil na Libertadores do ano seguinte: |